5 Cuidados para ter ao viajar de carro

Viajar de carro pode ser uma aventura bacana para curtir com os amigos ou parentes e aproveitar mais o trajeto. Para algumas distâncias é a melhor opção, mas exige alguns cuidados. É crucial manter a atenção nos detalhes para manter a segurança e conforto nas férias. A seguir, algumas dicas para quem quer viajar em seu automotor.


Viajar de carro vale a pena?

Esta é uma pergunta muito comum para quem tem possui outras opções. A resposta é: depende. Para trajetos curtos (viagem para o estado mais próximo) nem sempre é viável pagar tão caro em uma passagem de avião quando o combustível sai mais em conta. 



Quando a distância não é tão longa pode ser mais indicado buscar um veículo com quatro rodas. Outro ponto importante a levar em consideração é quem fará a viagem. Com crianças ter a opção de parar para descanso pode ser o mais indicado. 
Lembre-se que em um ônibus ou avião estarão passageiros desconhecidos que muitas vezes não curtem o choro ou a birra infantil. 
Contudo, há os pontos não favoráveis para seguir de carro. Um deles é a possibilidade de levar bagagem extra sem custo. Pode-se até colocar uma piscina para armar na mala se tiver espaço e não se paga a mais por isso. Também dá para parar e fazer umas boas fotos quando uma paisagem interessante surgir.

Cuidados importantes para ter ao viajar de carro

Uma viagem de carro exige cuidado redobrado. O sucesso ou fracado da empreitada depende do motorista e não da companhia aérea ou transporte interestadual, então vale ter alguns cuidados quando se trata de segurança e conforto. Algumas dicas importantes são:

Revise o carro sempre Não interessa se não apresentou defeitos nas últimas semanas. Ao menos 7 dias antes de viajar o veículo deve passar por uma nova revisão. Não custa nada verificar antes se tudo está em perfeito funcionamento. Vai ser muito mais desgastante parar com o carro no meio da estrada sem ao menos uma borracharia próxima.

Na dúvida abasteça antes Se não conhece o trajeto não conte com informações online ou seu GPS para encontrar o próximo posto, podem não ser tão atualizadas assim. O mais seguro é partir com o tanque cheio e só depois pensar em abastecer para complemento.

Antes de sair check o step e peças de segurança Você não acreditaria na quantidade de pessoas que jurou estar com o step na mala, triângulo, macaco hidráulico no porta malas e por algum motivo quando precisou não estava lá. Não custa perder alguns segundos verificando.

Verifique se todos estão usando cinto de segurança O motorista mais prudente está sujeito a acidente por conta dos demais. Lembre-se que não apenas você está na avenida.

Atenção ao trajeto Busque o máximo de informações possíveis para evitar girar no mesmo lugar, queima de combustível desnecessária ou correr riscos na estrada. O ideal é ter um mapa impresso e não apenas em GPS. Em algumas localidades a tecnologia pode falhar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer um curso técnico gratuito?

Quem tem direito ao auxilio doença?