Como fazer um curso técnico gratuito?

Cursos gratuitos são uma excelente oportunidade do jovem entrar em uma sala de aula rumo à profissionalização. E como é sabido de muitos, os valores não são dos mais em conta para quem é baixa renda. A boa notícia é que há muitas oportunidades de fazer um curso técnico gratuitamente no Brasil. Saiba mais!


O que é um curso técnico?

Após finalizar os estudos do ensino médio e realizar a prova do ENEM 2018 o estudante possui duas opções para continuar os estudos: curso técnico ou graduação. As duas formam um profissional capacitado para entrar no mercado de trabalho e ter um salário, mas é preciso entendera as diferenças. O curso técnico é conhecido também como curso profissionalizante. O seu diferencial é ser focado na formação de uma mão de obra específico. Não permite especializações como pós ou mestrado, mas forma o profissional com certificação e já apto a entrar no mercado de trabalho. 


Os cursos técnicos tendem a ser mais baratos e com menor duração. Não há disciplinas gerais (o que são bacanas para aumentar o universo de conhecimento do aluno), mas as aulas tendem a ser mais práticas. São  Já o curso superior é de longa duração. Pode ser realizado em universidades ou faculdades tanto públicas como privadas. O diploma de curso superior é focado em expandir ainda mais o conhecimento do profissional, permitindo uma pós graduação para o estudante se especializar mais na área, mestrado ou doutorado.

Como fazer um curso técnico gratuito no Brasil

Os cursos técnicos são ofertados em diferentes cidades. Uma boa parte são pagos, mas há algumas formas de dar continuidade aos estudos do ensino médio gratuitamente. São elas:
 Pronatec O programa do Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação fornece bolsas de estudo para jovens e adultos de baixa renda. O pré requisito é ter uma renda familiar mensal de até dois salários mínimos e ter sido estudante de escola pública. A matrícula é realizada nas unidades de ensino das cidades brasileiras as quais possuem o programa (tanto capital como interior).
Bolsas do Senac O programa Senac Gratuidade fornece bolsas de estudos para jovens e adultos com renda mensal da família de até dois salários mínimos. O estudante não paga nada e ainda ganha o material de estudo. As informações de vagas disponíveis e quais cursos estão nas unidades da instituição em diversas cidades brasileiras. 
Bolsas de estudo Muitas escolas técnicas particulares oferecem bolsas de estudos. No geral são para estudantes de escola pública e que tenham sido aprovados em testes seletivos internos da escola para dar direito à bolsa. Basta entrar no site ou ir pessoalmente as escolas as quais tenha interesse em sua cidade.
Senai O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial é uma escola apenas de cursos técnicos das mais diversas áreas. Alguns são pagos e outros completamente de graça para estudantes de escola pública. Os interessados devem ir à uma unidade da instituição e se informar quais são as vagas disponíveis gratuitas e como se inscrever.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 Cuidados para ter ao viajar de carro

Quem tem direito ao auxilio doença?